Nascido em berço evangélico, Bira Santos é envolvido com a música desde os nove anos de idade. Cantor e compositor, ele lançou seu primeiro projeto em 2019.
Contratado pela Central Gospel Music em 2022, ele fez sua estreia na gravadora no mês de setembro com o single autoral “Emanuel”, produzido por Todd Henrique e com videoclipe dirigido por Victor Bandeira.
Dois meses depois, Bira lançou a canção “Oceano da Graça”, que já havia sido anunciada pelo artista quando assinou com a gravadora. O single repetiu a parceria com Todd Henrique na produção musical e com Victor Bandeira na direção do clipe.
Chegando em junho de 2023, ele lançou a canção "Cordeiro Perfeito", escrita pelo próprio artista e que traz elementos do worship produzidos por Todd Henrique, com quem Bira já trabalhou em outros projetos.
Membro da Igreja United, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Bira Santos é casado com Jullie Barros e tem uma filha chamada Melina. Com influências de Marquinhos Gomes, Davi Sacer, Trazendo a Arca, Coral Resgate, Cassiane, Morada, Mateus Brito e Maverick City, ele tem sete lançamentos independentes: “Tua Luz Reina”, “Irresistível Amor”, “Fogo Consumidor” (feat. com Carol Braga), “Celebre a Vida”, “Filho Pródigo”, “Até te Encontrar” (feat. com Àquila Amorim) e “Mora em Mim” (feat. com Jhonas Serra).