Revelado ao grande público no ano de 2001, quando participou do Programa Raul Gil e recebeu a alcunha de “Anjo”, o cantor Robinson Monteiro deu seus primeiros passos na música no final dos anos 90 lançando os álbuns Santidade (1998) e Prostrei-me (1999). No mesmo ano em que se apresentou no Raul Gil, onde ficou em primeiro lugar por 17 semanas consecutivas, Robinson lançou o álbum Anjo, pela Warner Music, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. O repertório trouxe versões de canções internacionais que ficaram na boca do povo e nas primeiras colocações nas rádios, como Pra Sempre Vou Te Amar, Anjo, We Are The World e Se Tu Quiseres Crer, tema do filme O Príncipe do Egito. Ainda em 2001, ele lançou o DVD Robinson Monteiro - Ao Vivo.
No ano seguinte, Robinson lançou É Preciso Acreditar (Warner Music), que vendeu mais de 250 mil cópias e trouxe versões em português de Amazing Grace, My Life is in Your Hands e Feliz Navidad. Em 2004, lançou de forma independente o álbum Romântico reuniu 12 faixas para embalar os apaixonados, com destaque para Aguenta Coração, grande sucesso na voz de José Augusto; e Meu Mel, de Markinhos Moura.
Em 2007, agora como artista do cast da Line Records, Robinson Monteiro voltou a gravar músicas religiosas no álbum Uma Nova História, que também foi lançado em DVD. O projeto reuniu músicas inéditas e algumas regravações, contando com as participações de Rose Nascimento, em Santo! Santo! Santo!; Jamily, na regravação de Tempo de Vencer; e Soraya Moraes, em Se Tu Quiseres Crer.
Dois anos depois veio o álbum Em Todo Tempo Louve, que contou com músicas escritas por compositores renomados do circuito gospel, como Josué Teodoro, Vanilda Bordieri e Anderson Pontes. O projeto trouxe regravações de canções já conhecidas nas vozes de Elaine Martins (Noiva Adornada e Pronta, Oceano de Lágrimas e Sei é Bem Assim) e Shirley Carvalhaes (Ditosa Cidade). O álbum foi vencedor do Troféu Talento 2009 na categoria Melhor Álbum Pentecostal, concorrendo com Damares, Shirley Carvalhaes, Mara Lima, Léa Mendonça e Marco Feliciano.
Em 2010, Robinson retomou às suas raízes românticas e lançou o álbum Eu Olho a Ti. A música título é uma versão de I Look to You, de Whitney Houston. No ano de 2012, o artista iniciou uma nova fase na carreira assinando com a Sony Music Gospel por onde lançou o álbum É Só Crer, que teve produção de Paulo César Baruk, que participa na faixa Eu Quero Viver Para Ti. O rapper Lito Atalaia também faz uma participação no álbum dividindo os vocais com Robinson em Só Tu És o Senhor. A primeira música de trabalho foi Escolha Ser Santo, escrita pela dupla Junior Maciel e Josias Teixeira e que conta com mais de 120 mil visualizações no lyric video divulgado no canal do cantor na Vevo. Já o clipe de Jesus Chegou, escrita por Adriano Barreto e Denner de Souza, conta com mais de 200 mil views.
Após um período sem gravar, Robinson Monteiro retomou a carreira musical no ano de 2019, quando assinou com a Central Gospel Music. A estreia foi com o single Tua Presença, composição do pastor Lucas Francisco, com mais de 45 mil streams no Spotify e mais de 145 mil views no lyric video no YouTube. Em outubro do mesmo ano, ele lançou Uma Casa Cheia da Tua Glória, da dupla Gislaine e Mylena, que conta com quase 80 mil streams só no Spotify. Já no YouTube, somando os views do lyric video e do clipe, a canção conta com mais de 400 mil visualizações.
Chegando em 2020, o artista apresenta mais uma música de trabalho pela nova casa. Escrita por Claudia Magda, Eu Tenho um Alvo tem quase 50 mil views no YouTube. E, em abril de 2021, Robinson Monteiro realizou o sonho de gravar uma composição de Tony Ricardo, autor de grandes sucessos da música gospel. Sala do Trono também marcou o início da parceria com o produtor musical Ed Oliver. O clipe da faixa conta com mais de 20 mil visualizações.
Em maio do mesmo ano, o cantor gravou um dueto com Raquel Mello para o quadro Quarta Tem, do canal da Central Gospel no YouTube. Com produção musical de Cláudio Teixeira e direção de vídeo de Marcelo Michel, o medley Vou Te Adorar/Eu Tenho um Alvo passou dos 25 mil streams no Spotify e conta com quase 150 mil views no YouTube. O sucesso do artista também se reflete em suas redes sociais, onde soma mais de 340 mil seguidores.